Fechar
show

Projeto «AdaPT AC:T


“A Inframoura esteve no dia 6 de dezembro, em Lisboa, no seminário de encerramento do projeto «AdaPT AC:T - Método para integração da adaptação às Alterações Climáticas no Setor do Turismo», no qual fez parte como entidade colaborativa.

O projeto de investigação AdaPT AC:T foi desenvolvido, durante 1 ano, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC) e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA). A Inframoura foi parceira neste projeto.

No seu âmbito foi desenvolvido um método integrado onde foram avaliados os aspetos de gestão, conforto, comportamento passivo e eficiência no consumo de energia e de água, permitindo proceder a uma avaliação da vulnerabilidade dos empreendimentos turísticos às Alterações Climáticas (AC) e apoiar o desenvolvimento de planos de adaptação - linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma política de adaptação e de melhoria contínua do desempenho.

Questões como períodos de baixa pluviosidade e empreendimentos não adaptados às AC devido ao stress hídrico, que podem ter o abastecimento de água condicionado e permitir uma degradação dos espaços verdes exteriores foram analisados. Ocorrências deste tipo podem afetar a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes, sugerindo mudanças de destino.

Este projeto teve como alvo os hotéis aderentes de 4 e 5 estrelas de Vilamoura das cadeias Dom Pedro, Four Seasons, Hilton, Pestana, Tivoli, Vila Galé que ficaram com acesso à ferramenta informática Hotel Adaptation Traker.

Mais informações disponíveis em http://adapt-act.lnec.pt/”