Fechar
show

Requalificação da Alameda da Praia

Requalificação da Alameda da Praia, em Vilamoura.
 
“Iniciada em 2011 a requalificação da Baixa de Vilamoura, está inserida numa estratégia global, com o objetivo de beneficiação da qualidade do ambiente urbano de modo a proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida não só daqueles que aqui vivem e trabalham, mas também para todos aqueles que visitam Vilamoura. 
A alameda da Praia da Marina ocupa uma posição de interface urbano entre o eixo que denominamos “Anel dos Hotéis” e uma frente de mar designada por “Praia da Marina”.
O objetivo principal do projeto que se apresenta, elege como vetores estratégicos a Acessibilidade e Mobilidade para Todos, a Engenharia de Tráfego, o Desenho Urbano e o Desenvolvimento Sustentável, tirando partido da excelência das praias, unidades hoteleiras, espaços de lazer/diversão e do Turismo de Vilamoura.
Estes vetores estratégicos materializam-se através do aumento das áreas pedonais, implementação de corredores cicláveis e redução dos espaços destinados ao automóvel. Consecutivamente privilegia-se uma estrutura verde contínua, melhorando não só as condições de permeabilidade do espaço, como as condições de estadia na zona central, permitindo ainda, através de micromodelações do terreno, mitigar o estacionamento automóvel.
As premissas conceptuais do desenho urbano, concretizam-se na definição de uma grande área multifuncional que seja a “hall de entrada na água e/ou grande sala de estar”, graças ao mobiliário urbano inclusivo, à decoração do exterior e à patine de cores selecionadas.
Define-se assim o “chão do lugar”, cuja patine “de casa” serve de palco a um conjunto de vivências sociais, onde a nossa memória sensorial é colocada à prova através do cheiro do mar, das cores e texturas da vegetação preconizada e a brisa marítima que associada a uma estrutura ecológica consolidada, faz desta área um espaço de excelência de encontro de gerações, família e amigos ou mesmo um lugar onde podemos estar, ler e relaxar, aproveitando o que de melhor esta paisagem urbana tem para oferecer.”

MPT- Mobilidade e Planeamento do Território, Lda.2018.Requalificação da Alameda da Praia da Marina, Vilamoura. Revista Anteprojectos, páginas 12 e 13.